sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Samouco

O brasão do Samouco
É constituído por um escudo de ouro que representa a inteligência e significa a pureza, força e determinação.
Em chefe uma harpa púrpura, significa o contributo do movimento associativo local para elevação dos padrões de cultura, homenageando ainda a filarmónica local, a cor púrpura está associada à sabedoria e à ciência.
Dois cavalos-marinhos verdes simbolizam o aproveitamento dos recursos marinhos, o verde simboliza a abundância e a liberdade.
No centro dos cavalos-marinhos há uma pipa de vinho vermelha, que simboliza as actividades económicas relacionadas com o afamado vinho do Samouco, o vermelho sugere o fogo, energia criadora, um misto de euforia e alegria.
Em contra chefe, duas faixas ondeadas azuis e uma de prata que representam o rio Tejo.
Em cima do escudo encontra-se uma coroa mural de prata com três torres que representa a emancipação politica e as portas abertas simbolizam o carácter hospitaleiro do povo do Samouco.
Por baixo, uma fita”ondeante”branca com uma legenda a negro a dizer”Samouco Alcochete”.

História do Samouco

Samouco é uma freguesia que pertence ao concelho de Alcochete e distrito de Setúbal. Situa-se na margem sul do rio Tejo e tem uma praia fluvial. Esta localidade foi elevada a vila a 9 de Dezembro de 2004 e tem cerca de 3000 de habitantes.

           A origem do nome (“baseada em precárias fontes de informação e falhas de rigoroso fundamento histórico...) baseia-se em duas hipóteses: A primeira hipótese é que o primeiro habitante desta terra foi um senhor chamado Sá que tinha uma deficiência auditiva (mouco/surdo) e as pessoas diziam “Vamos ao Sá mouco beber uma pinga”dai o nome Samouco. A segunda hipótese baseia-se numa planta que havia em muita quantidade nesta localidade que se chamava “samouco”.
           A vila do Samouco possui um grande património cultural. Entre os edifícios/monumentos encontramos: a estátua do Cavador (1994); a igreja de S. Brás (sec. XVI); o Chafariz (réplica 1992); o Coreto (1981); o Mirante (1917); a ermida de Nossa Senhora da Conceição dos Matos (sec XVI) e a Quinta de S. Braz (1894).

          Existem também na freguesia várias instituições e colectividades, tais como: Centro Social de S. Brás; Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense; Associação Desportiva Samouquense (ADS); Sociedade Columbófila de Samouco, Sport Clube de Samouco (S.C.S); Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos do Samouco, Junta de freguesia do Samouco entre outros.
          Entre as festas do Samouco destacam-se duas: A festa em honra de S. Brás que se realiza a 3 de Fevereiro (“Em Fevereiro, no primeiro de jejuarás, no segundo guardarás e no terceiro é a festa de S. Brás”), é o padroeiro da terra e as festas populares do Samouco em honra de Nª Sr.ª do Carmo que se realizam na segunda ou terceira semana de Julho. É tradição nestas festas populares, as largadas de touros, a procissão e o fogo de artifício na praia fluvial.

         O Samouco é uma terra maravilhosa.


         Nós adoramos estar no Samouco…


          Venha visitar-nos!!!


Fontes: Junta de Freguesia do Samouco
              Samouco on-line
             “De Çamoquo a Samouco – Sua História, Suas Gentes”, de José António dos Santos Pinheirinho

Texto Colectivo construido, através de pesquisa, pelos alunos de 3º ano da turma I4
Profª. Isabel Soares







6 comentários:

  1. adorei fazer isto Pedro Moura

    ResponderEliminar
  2. professora adorei fazer este tarbalho.

    adoro a escola beijinhos



    guilherme coellho montes

    ResponderEliminar
  3. Eu adorei faser a história do Samouco
    DeTiago J. P. R.

    ResponderEliminar
  4. Adorei fazer este texto e nao sabia que no 3 ano ia fazer isto

    de Diogo j. p. R.

    ResponderEliminar
  5. Eu aprendi a història do samouco
    eu gostei da parte
    que o homem Chamava_se Sà que era mouco
    até foi engraçada
    parabéns turma


    Diogo Silva

    ResponderEliminar
  6. Eu adorei fazer este trabalho com a professora, com o Gonçalo e com os melhores colegas da turma

    Margarida Garcia 3 ano

    ResponderEliminar